Um projeto de produção agrícola sustentável esta levando segurança alimentar as aldeias indígenas de Manaus e áreas do entorno.

A iniciativa é uma parceria entre a entidade representativa indigena Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime) e Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), entitulado “Protagonismo e Autonomia: promovendo o Bem Viver junto às comunidades indígenas de Manaus e Entorno”, segundo informou a coordenadora da Copime, Marcivana Paiva Sateré-Mawé”, justificando que os objetivos são, a segurança alimentar e o enfrentaremos às mudanças climáticas.


“O acompanhamento técnico pontuais da equipe Embrapa e Inpa é o grande diferencial, com as capacitações dos comunitários”, apontou Marcivana. São 4 comunidades indígenas contempladas: Aldeia Gavião, povo SateréMawé, no igarapé do Tiú, Rio Tarumã Açú; Aldeia Tururukari Uka, do povo Kambeba, na AM070, km 47, Manacapuru; Comunidade Terra Preta, do povo Baré, Baixo Rio Negro, e Aldeia Karuara, do povo Kokama, situada no bairro João Paulo II.

Reunião mensal da Comunidade Karuara da Associação Urucuria, representando 68 familias de moradores.
O total o projeto impacta 149 famílias contempladas diretamente, em torno de 745 pessoas.

Agroecologia Indígena
Modelo de projeto de Agroecologia, hortas urbana e periurbana, criação de abelhas sem ferrão, plantação de banana e o sisteminha com a criação de peixes.
Leia mais
Fotos: Divulgação/Copime
Texto: Cristóvão Nonato




