Doutora em Filosofia, Neiza Teixeira lança ‘Poetas, filósofos e xamãs – um encontro com a Palavra’

O evento ocorre no salão verde da Valer Teatro, com entrada gratuita.

O cenário cultural e filosófico de Manaus se prepara para receber o lançamento do livro Poetas, filósofos e xamãs – um encontro com a Palavra, da escritora, doutora em Filosofia e coordenadora editorial da Editora Valer, Neiza Teixeira.

O lançamento está marcado para esta quinta-feira, dia 6 de novembro de 2025, no Salão Verde da Valer Teatro, vibrante espaço multicultural localizado em frente ao icônico Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião.

Com 688 páginas de profundo estudo, o livro de Neiza Teixeira propõe um diálogo fundamental entre três figuras que, ao longo da história humana e em diferentes culturas, têm a Palavra como seu elemento central: o poeta, o filósofo e o xamã.

Na obra, a autora traça um percurso que vai de pensadores e criadores da antiguidade e da filosofia ocidental, como Homero e Platão, a nomes contemporâneos como Derrida, e ainda incorpora a sabedoria dos povos originários, mencionando lideranças como Davi Kopenawa. A tese defendida é de que os poetas, filósofos e xamãs são, em essência, inspirados ou ‘escolhidos’ para, por meio da palavra, desvendar, criar e curar.

Para Theo Fellows, doutor em Filosofia e professor da Ufam, o livro é, acima de tudo, exercício de escuta: a palavra que se põe à espera da sua elevação, do seu acontecimento. A palavra aqui nunca é intimada; ela é gentilmente convidada, por meio dos seus mestres, a fazer sua aparição. “Afinal, as Musas têm seu próprio tempo. E, por vezes, também sabem se comunicar no silêncio. Aproveitem, portanto, este encontro com a palavra e as aberturas – para aquém ou para o além de nós, fazendo menção à obra anterior da autora – que esta lhes proporcionará.”

 

Leia mais

https://culturanorte.com.br/2025/10/31/escritora-amazonense-celebra-a-forca-feminina-na-literatura-durante-feira-de-livros-do-sesc/

https://culturanorte.com.br/2025/10/31/teatro-celebra-o-dia-nacional-da-poesia-com-mais-uma-edicao-do-sarau-no-hall/

https://culturanorte.com.br/2025/01/30/relatos-dos-40-anos-no-ar-em-radio-televisao-e-internet-na-amazonia-marcam-a-estreia-na-literatura-do-jornalista-cristovao-nonato/

De acordo com o poeta, crítico e editor português, José Emílio-Nelson, o livro é um ensaio surpreendentemente inclassificável, uma vez que revela, no seu desvelamento e retração ensaísta, também um tom ficcional, bem como o recurso à narração teatralizada (nomeadamente na Conclusão, onde se lê os depoimentos apócrifos dos poetas, filósofos e xamãs convocados), incrustando trechos diarísticos (dois exemplos: “Alguns dias deixei este texto em descanso, fechado nele mesmo, hoje, 11/10/2025 ([…]”);

José Emílio-Nelson conclui a apresentação da obra explicando que o texto escrito por Neiza Teixeira proporciona uma reflexão coerente sobre a tradição histórica, social e política. “Este livro, em conclusão, não é um livro normalizado (Derrida dixit), o que o torna ímpar”, escreveu.

Em Poetas, filósofos e xamãs, Neiza ressaltou em um trecho na parte três, na qual cita seu livro anterior ‘Para aquém ou para além de nós’, onde ela insiste na urgência e necessidade de ouvirmos o que nos têm a dizer os povos que ainda são detentores do sagrado. Trata-se dos povos “bárbaros” ou “primitivos” que habitam nas Amazônias e em alguns poucos lugares do mundo. Essa afirmação não deve ser entendida como prepotência, sentimento de inferioridade ou apologia aos povos que mantêm crenças e que possuem cosmogonias e cosmovisões diferentes das nossas.

“Trata-se, aliás, do reconhecimento de particularidades de culturas profundamente influenciadas pelos seus ancestrais indígenas, o que propicia uma maneira especial de olhar para o mundo e que gera uma relação diferenciada com o outro e com a natureza,

resultando em conceitos muito diversos dos nossos.
A minha motivação, no âmbito da pesquisa e da reflexão, é encontrar vias que apascentem e suavizem o nosso estar no mundo.”, escreveu a autora.

O evento é uma oportunidade imperdível para o público interessado em Filosofia, Antropologia, Literatura e Cultura Amazônida de interagir com a autora e mergulhar em uma discussão sobre o poder da linguagem e dos saberes no mundo.

Sobre a autora

Neiza Teixeira é amazonense, nascida na cidade de Parintins. Hoje, reside em Manaus, capital do Estado do Amazonas. É doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Portugal. Atualmente, é coordenadora editorial da editora Valer, situada em Manaus.

Além de pesquisadora, é autora da obra Para aquém ou para além de nós: uma contribuição do pensamento “primitivo” ou “bárbaro” para o pensar do futuro.

Serviço

O quê: Lançamento do livro Poetas, filósofos e xamãs – um encontro com a Palavra, de Neiza Teixeira.

Quando: quinta-feira, 6 de novembro.

Onde: Salão Verde da Valer Teatro (Rua José Clemente, 608 – Largo de São Sebastião).

Entrada: Gratuita.

Gostou? Compartilhe