Pela primeira vez em Manaus (AM), a 2ª edição do Simpósio Amazônia 2030 – Questões de Sustentabilidade na Maior Região de Floresta Tropical do Mundo será realizada na Universidade Nilton Lins, entre os dias 6 e 7 de novembro, a partir das 8h, no auditório Vânia Pimentel (Bloco Unicenter, do campus no bairro Parque das Laranjeiras).

O evento, que encerrou as inscrições em julho, reunirá pesquisadores, cientistas e representantes de instituições nacionais e internacionais para debater ações climáticas e estratégias de preservação da Amazônia.
O simpósio é organizado pela Nilton Lins em parceria com a Universidade de Hamburgo (Alemanha), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Metropolitana de Manchester (Reino Unido), o Programa Interuniversitário de Desenvolvimento Sustentável (IUSDRP, sigla em inglês), o Programa Internacional de Informação e Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (ICCIRP) e a Rede Alemã-Brasileira de Ciência e Tecnologia (GERBRAS-SCIENCENET).

O evento também conta com o apoio da Escola Europeia de Pesquisa em Ciência e Sustentabilidade (ESSSR), do Consórcio de Pesquisa em Sustentabilidade do Reino Unido (UK-CSR) e do Consórcio de Pesquisa em Sustentabilidade Europa-América do Norte (ENASRC).
Realizado em um momento estratégico, o Simpósio Amazônia 2030 antecede a 30ª Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), e tem como objetivo ampliar o diálogo global sobre o futuro do bioma e o papel da ciência na formulação de políticas públicas sustentáveis.
Entre seus principais propósitos, o encontro em Manaus vai disseminar informações sobre projetos de pesquisa e iniciativas práticas nas áreas de mudanças climáticas, conservação ambiental e sustentabilidade em andamento na região amazônica, além de apresentar abordagens inovadoras em ensino e pesquisa com foco na floresta.
Leia mais
O Simpósio Amazônia 2030 pretende ainda facilitar a troca de experiências e informações entre pesquisadores de universidades, centros de pesquisa, ONGs, empresas e outras instituições, bem como oferecer oportunidades para a formação de redes de contatos e fortalecimento de parcerias científicas e institucionais.
A reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins, destacou a importância de sediar o evento em Manaus e o papel da instituição como anfitriã e uma das responsáveis pela organização.
“Receber o Simpósio Amazônia 2030 reforça o compromisso da Universidade Nilton Lins com a ciência, a sustentabilidade e o desenvolvimento da Amazônia. Como instituição sediada no coração da floresta, temos a responsabilidade de fomentar o debate e apoiar iniciativas que conectem o conhecimento acadêmico às necessidades reais da região. Este evento é uma oportunidade para que o mundo olhe para a Amazônia não apenas como um patrimônio natural, mas como um centro de inovação, pesquisa e esperança para o planeta”, afirmou a reitora.
A primeira edição do Simpósio Amazônia 2030 ocorreu na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém (PA), em setembro de 2023, e reuniu especialistas de diversos países. Segundo a professora Cleuciliz Santana, chefe do comitê local do evento, em 2025, o encontro em Manaus contará com apresentação de pesquisas de docentes da Nilton Lins e de outras instituições brasileiras e estrangeiras. O intuito é ampliar essa rede de cooperação científica e fortalecer as discussões que antecedem a COP30.
SERVIÇO
2º Simpósio Amazônia 2030
Data: 6 e 7 de novembro de 2025
Horário: a partir das 8h
Local: Auditório Vânia Pimentel – Bloco Unicenter, Universidade Nilton Lins
Endereço: Av. Prof. Nilton Lins, nº 3259 – Parque das Laranjeiras, Manaus (AM)
Foto – Ricardo Stuckert
Com informações da assessoria de imprensa.




