A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), encerrou neste domingo 19/10, a segunda etapa da Feirinha do Tururi – o Esquenta do Boi Manaus 2025, realizada no Bloco E do Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo).

Foram cinco dias de festa, de 15 a 19 de outubro, com grande presença de público, estacionamento gratuito, estrutura organizada e uma programação especial que destacou a força da cultura amazonense.

O Esquenta reuniu apresentações dos bois de Manaus, além de grandes nomes como Patrick Araújo & Marujada de Guerra, David Assayag & Batucada do Garantido, Israel Paulain, Edmundo Oran e João Paulo Faria, entre outros. Todas as noites, o público lotou a arena e cantou junto, comprovando que o Boi Manaus é tradição viva e patrimônio imaterial e afetivo da cidade.

“O Esquenta mostrou mais uma vez que o boi-bumbá é a alma da nossa cidade. Ver o público lotando o espaço durante cinco noites reforça que estamos no caminho certo. Agora, estamos prontos para entregar uma das maiores edições do Boi Manaus da história, com tradição, inovação e a participação dos bois de Manaus e de Parintins”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

Entre o público presente, a estudante Juliane Andrade, que participou da Feirinha com amigos, destacou a energia do evento e a conexão com a cultura local. “Foi incrível viver tudo isso de perto. As apresentações foram emocionantes, o clima estava perfeito e a estrutura muito bem organizada. Agora, estou contando os dias para o Boi Manaus 2025. A expectativa está lá em cima!”, contou.
Leia mais
O Esquenta do Boi Manaus fortaleceu a tradição, movimentou a economia criativa, reuniu famílias, turistas e amantes da toada, consolidando a festa como um dos maiores símbolos culturais da capital amazonense.
Agora, Manaus se prepara para a grande celebração oficial do Boi Manaus 2025, que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, no Sambódromo, com a participação dos bois de Parintins Garantido e Caprichoso, que se apresentarão com todos os seus itens oficiais, ao lado dos seis bois de Manaus. A expectativa é de recorde de público e uma edição inesquecível em comemoração aos 356 anos da cidade.
Texto: Jéssica Trajano-Manauscult
Fotos: Thelson Souza




