A cidade de Guajará-Mirim (RO) se prepara para receber a exposição “Olhares da Amazônia”, que reunirá obras de seis artistas plásticos rondonienses e levará o público a mergulhar nas cores, formas e histórias da região.

O evento será realizado no Instituto Federal de Rondônia – Campus Guajará-Mirim, com abertura oficial marcada para o dia 20 de outubro de 2025, às 19 horas, e contará com uma programação voltada à arte, à educação e à valorização da identidade amazônica.

O momento é especial na perspectiva da arte plástica, idealizado e produzido por Edina Costa e co-produzido pela escritora Dra. Eva da Silva Alves.

A artista visual, Edina Costa, explica que o incentivo das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc tem sido fundamental para estimular as artes visuais, proporcionando recursos financeiros e visibilidade a artistas e projetos. “Esses apoios permitem a realização de exposições, oficinas e eventos que valorizam a cultura”, conta.

Edina informa que em relação a novos planos, “Estamos sempre buscando novas oportunidades de desenvolvimento, como projetos colaborativos e exposições que integrem diferentes linguagens artísticas, além de fortalecer parcerias com instituições e coletivos artísticos”, complementa: “Essa continuidade é essencial para manter o dinamismo e a relevância das artes visuais na nossa região”.
Exposição e lançamento

Os visitantes poderão acompanhar o trabalho de Edina Costa, Chryselen Lucino, Cleidiane de Jesus, Evaldo Soares Martins, Luis André Noza e Edson Cezary, conhecer técnicas diversas e refletir sobre a importância da arte na preservação da memória e da cultura regional.
Leia mais
Um dos destaques será o lançamento do livro O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso, de Eva da Silva Alves, ilustrado por Edina Costa, aproximando literatura e artes visuais e ampliando o diálogo com crianças e jovens.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022), por meio do Edital nº 3/2024/SEJUCEL-SIEC, reafirmando o compromisso do Estado de Rondônia com o fortalecimento da produção artística local.
Olhares da Amazônia promete emocionar e inspirar o público, reforçando que a arte produzida na região é capaz de ensinar, sensibilizar e eternizar a riqueza cultural da Amazônia.
Serviço:
Abertura: dia 20/10 (Entre os dias 21 e 31/10/25, das 14 às 17 horas)
Horário: Às 19h horas.
Local: IFRO, campus Guajará-Mirim
Evento com acessibilidade em Libras
Fotos – Divulgação Edina Costa e de internet Luis André Noza




