O evento será realizado no salão verde da Valer Teatro. A entrada é gratuita.

Com o tema ‘Crise Climática na perspectiva Yepamahsã (Tukano): reciprocidade entre especialistas indígenas e waimahsã’, o filósofo, criador do Bahserikowi – Centro de Medicina Indígena, em Manaus, e doutor em Antropologia João Paulo Barreto comandará a Roda de Conversa na Valer, neste sábado, dia 11 de outubro, às 10h, no Salão de Verde da Valer Teatro, localizada na rua José Clemente, 600, Centro.
João Paulo Barreto é um dos intelectuais de maior reconhecimento nas Ciências Sociais e Humanas da atualidade. Ele atua como pesquisador, consultor e palestrante tanto no Brasil quanto no exterior.
Leia mais
https://culturanorte.com.br/2025/10/06/coletivo-indigena-palestra-no-centro-cultural-em-veneza/
De acordo com João Paulo Barreto, a concepção de que os espaços ou “ambientes” são casas habitadas por outros humanos/gente/pessoas, conhecidos como Waimahsã, é o fio condutor que norteia as relações sociais e relações cosmopolíticas, isto é, a relação que devemos ter com os humanos que habitam nos outros espaços considerando a reciprocidade, cumplicidade, troca, conflito, negociação, parentescos e amizade para garantir o equilíbrio do mundo terrestre.
“A “crise climática”, na concepção Yepamahsã, é consequência da crise de relações que estabelecemos com os outros humanos”, ressaltou João Paulo.
Para a coordenadora editorial da Valer e do projeto ‘Roda de Conversa Cop 30’, Dra. Em Filosofia e autora de ‘Poetas, filósofos e xamãs’, Neiza Teixeira, poder contar com o conhecimento de João Paulo Barreto nesse debate sobre crise climática é expor o conflito entre a sabedoria indígena e a visão do não-indígena sobre o que realmente está acontecendo com o clima no mundo.
“A crise climática expõe o conflito entre a sabedoria indígena e a visão do não indígena, que age de forma predatória e sem o princípio da reciprocidade.
João Paulo Barreto, que trabalha com o propósito de expor e de consolidar o pensamento indígena como um pensamento capaz de dar conta do que é o mundo e do que é o homem, vem até o salão Verde para expor a compreensão do seu povo, e mostrar-nos que há outras concepções de mundo e do homem, que poderão satisfazer e abrigar-nos com mais tranquilidade, disse Neiza.
Sobre João Paulo Barreto
João Paulo Barreto é da comunidade de São Domingos Sávio, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), e vive em Manaus, onde atua como pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (Neai/Ufam). Ele é fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.
Foi premiado na 17.ª edição do Prêmio Capes de Tese, que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021.
Sobre a Roda de Conversa
A Roda de Conversa na Valer é um projeto cultural e intelectual contínuo promovido pela Editora Valer em seu espaço multicultural, Valer Teatro, localizado no Largo São Sebastião, em Manaus.
É um encontro aberto e gratuito, que tem como principal objetivo estimular o diálogo, a reflexão e a construção coletiva de conhecimento. Reúne pessoas influentes, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral. Os debates são focados em temas de interesse cultural, literário, filosófico, científico ou de pesquisa, com ênfase nas questões amazônicas. Assuntos já abordados incluem a sociologia e economia da Amazônia, filosofia amazônica, cinema e biodiversidade musical da região.
Conta com a participação de professores, escritores e intelectuais renomados (como Dra. Violeta Loureiro, Dra. Isabelle Sabrié e Prof. Dr. Theo Fellows) para conduzir as discussões.
Com foto e informações da assessoria Valer.




