Mergulhe na Memória de Manaus com o LAVA

O Laboratório de Artes e Vivências Amazônidas (LAVA) realiza a penúltima atividade do projeto neste sábado, com uma imersão de dança e memória no Mercado de Origem da Amazônia.

Você tem um convite imperdível para este sábado! O LAVA – Laboratório de Artes e Vivências Amazônidas está chegando ao fim e convida você para a sua última grande vivência antes da apresentação final. É neste sábado, 04 de outubro, no Mercado de Origem da Amazônia, das 10h às 16h. A entrada é gratuita .

O encontro se chama “Encorpo-ruína: conexões entre memória, lugar e estado de corpos” e será guiado pela Profa. Dra. Raíssa Costa, professora de Dança da UEA. Prepare-se para uma imersão artística única, onde você vai explorar a dança e a sua presença a partir das memórias do centro histórico de Manaus. É uma chance de conectar seu corpo e sua arte com a história da cidade!

 

Leia mais

https://culturanorte.com.br/2025/09/29/grupo-indigena-da-amazonia-participa-de-apresentacoes-na-italia-com-o-coletivo-mi-moda-indigena-danca-kaxiri-na-kuia-e-artistas-deficientes/

https://culturanorte.com.br/2025/09/04/laboratorio-rojo-espaco-de-malabarismo-funcional-integra-programacao-do-soumanaus-passo-a-paco-2025/

https://culturanorte.com.br/2025/08/05/mangara-ocupa-ruas-de-manaus-para-denunciar-desastres-climaticos/

 

A Arte e a Cidade

Ao longo de quatro meses, o projeto LAVA tem sido um ponto de encontro vital para jovens artistas locais, promovendo debates e práticas sobre urbanidades, o cotidiano amazônico contemporâneo e o papel da arte nas complexas dinâmicas culturais e geopolíticas da região. O laboratório tem reunido cerca de 20 a 25 participantes, priorizando jovens e artistas LGBTQIAPN+ em vivências gratuitas.

Raíssa Costa, que liderará a atividade, é fisioterapeuta, doutora em Artes da Cena e mestre em Letras e Artes. Ela integra o curso de Dança da UEA e dirige o Grupo Enlugar, com vasta experiência em pesquisa sobre performatividade, arte urbana e espaços abandonados.

O ciclo de encontros do LAVA se prepara para sua grande partilha final, marcada para o dia 25 de outubro de 2025, às 17h30, também no Mercado de Origem da Amazônia, quando os artistas compartilharão o resultado de suas investigações.

SERVIÇO

O quê: Vivência “Encorpo-ruína: conexões entre memória, lugar e estado de corpos” – LAVA
Convidada: Profa. Dra. Raíssa Costa

Data: 04 de outubro de 2025 (sábado)

Horário: 10h às 16h

Local: Mercado de Origem da Amazônia

Entrada: Gratuita (necessita de inscrição prévia)

Partilha Final do Projeto: 25 de outubro de 2025, às 17h30, no mesmo local.

Gostou? Compartilhe