Abertura do Festival de Teatro da Amazônia 2025, com “Azira’i – Um musical de memórias”

A peca Aziha’i – Um musical de memorias tem a ultima apresentação na segunda-feira, (29-09).

Neste domingo (28/09), às 19h, acontece a abertura da 19ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA), com o espetáculo “Azira’i – Um musical de memórias”, no palco do Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita.

O FTA 2025 segue até 12 de outubro, com as mostras Jurupari, Ednelza Sahdo e Chico Cardoso em espaços do centro histórico de Manaus. O evento conta com Concurso de Dramaturgia e publicação de cinco obras amazonenses, além de duas oficinas especiais.

A programação é gratuita e está no perfil da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) no Instagram (@fetam.teatro) e no site fetam.com.br. A 19ª edição do evento tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo autobiográfico aborda a relação de Zahy Tentehar com a sua mãe, Azira’i, a primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava (MA), que ocupou a categoria dos Pajés Supremos dos povos Tentehar, destinado apenas a pessoas com sabedorias medicinais e espirituais extremamente desenvolvidas.

 

Leia mais

https://culturanorte.com.br/2025/02/18/projeto-leva-oficinas-de-teatro-de-rua-para-escolas-de-manaus/

https://culturanorte.com.br/2025/09/12/atelie-23-apresenta-nova-versao-do-espetaculo-helena-no-teatro-icbeu/

https://culturanorte.com.br/2025/03/03/em-noite-de-gala-para-o-cinema-amazonense-curta-metragem-flores-secas-e-lancado-no-teatro-amazonas/

 

A relação entre mãe e filha se dá num contexto necessariamente conflituoso, em um interior nordestino extremamente patriarcal e em uma cultura tensionada entre a preservação de seus valores ancestrais e a absorção de dinâmicas e mazelas de um sistema de civilização globalizado.

Ao mesmo tempo em que Zahy é a filha escolhida por sua mãe para herdar os dons de pajelança e comunicação com os Maíras, é também nela que Azira’i descarrega as frustrações de existir num ambiente colonial e opressor.

O trabalho, dirigido por Denise Stutz e Duda Rios e produzido pela Sarau Cultura Brasileira, ganhou o principal prêmio Brasileiro de Teatro, como melhor iluminação e melhor atriz. Com isso, Zahy se tornou a primeira artista indígena a ganhar um prêmio de teatro nesta categoria.

SERVICO

CONTATO: Cleber Ferreira – Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) – 98587-9199

DATA: – Domingo, 28 de setembro de 2025

HORÁRIO: 18h30 (espetáculo inicia 19h)

LOCAL: Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no Centro

Gostou? Compartilhe