HUGV-Ufam inaugura nova recepção do Ambulatório Araújo Lima e realiza solenidade de posse do novo superintendente

O evento duplo está marcado para a próxima quarta-feira, dia 03 de setembro. Está pronta a nova recepção do Ambulatório Araújo Lima. O espaço, que pertence ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), unidade administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será inaugurado na próxima quarta-feira, dia 03 de setembro.

Na mesma oportunidade, tomará posse o médico pediatra Plínio José Cavalcante Monteiro como novo superintendente do HUGV-Ufam/Ebserh.

O evento duplo será realizado na própria instituição e contará com a presença do presidente da Ebserh, Arthur Chioro; da reitora da Ufam, Tanara Lauschner; e de demais autoridades locais.

A recepção do Ambulatório Araújo Lima passou por reforma, iniciada em março de 2025, com o intuito de oferecer melhor atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. O investimento de R$ 800 mil, proveniente do Acordo Organizativo de Compromissos (AOC) entre a Ebserh e o HUGV-Ufam, viabilizou a reforma da passarela de acesso e da recepção do Ambulatório Araújo Lima, com melhoria do fluxo de atendimento, oferecendo mais conforto e segurança aos pacientes, acompanhantes, acadêmicos e profissionais de saúde.

A revitalização do espaço, com 18 anos de construção, também torna o ambiente mais humanizado e eficiente. A reestruturação incluiu, ainda, melhorias na climatização, ampliação dos sanitários e substituição de todos os mobiliários, oferecendo, assim, um espaço com mais conforto e comodidade ao paciente. O projeto utilizou materiais modernos, como porcelanato que imita madeira, paredes em tons de verde e elementos naturais, como vasos de plantas.

Já a passarela de ligação entre o HUGV e o Ambulatório Araújo Lima, que antes era uma passagem escura e fechada, tornou-se um ambiente mais aberto e ventilado com o novo projeto, deixando o espaço mais agradável e acessível, principalmente para pacientes acamados. Houve a troca da cobertura e sua estrutura, a remoção de algumas paredes e a instalação de grades na cor verde.

O piso foi revitalizado, foram criadas duas rampas no início e no fim da passarela e instalados corrimãos duplos, atendendo à Norma Brasileira 9050, que normatiza sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Foi proposta uma iluminação no formato de arandela ao longo da passarela, além da construção de jardineiras com plantas do tipo arbusto, trazendo mais verde e vida para quem circula por ali.

Leia mais

https://culturanorte.com.br/2025/04/15/eleita-reitora-tanara-lauschner-mira-na-recuperacao-do-prestigio-da-ufam/

https://culturanorte.com.br/2024/12/13/producao-cientifica-do-ieaa-ufam-e-destaque-nos-simposios-de-plantas-medicinais-e-de-farmacias-vivas-do-brasil/

https://culturanorte.com.br/2025/07/10/manaus-sediara-encontro-nacional-de-docentes-das-instituicoes-de-ensino-superior-publicas/

Prioridades da nova gestão

Com mais de 30 anos de experiência na área da saúde pública, o novo gestor assume a missão de fortalecer o atendimento hospitalar, com foco no cuidado humanizado, além do ensino e da pesquisa na instituição. Quem deixa a gestão do hospital é o médico anestesiologista Juscimar Carneiro Nunes, que atuou à frente do HUGV de 2021 a 2025.

O médico pediatra Plínio Monteiro, que também é professor da Faculdade de Medicina da Ufam, considera que o HUGV tem uma importância fundamental na formação dos profissionais de saúde na Amazônia bem como na assistência prestada à população da região Norte. “Sinto-me enormemente honrado em ser convidado para ser o superintendente do HUGV. A minha grande expectativa é tornar o Hospital Getúlio Vargas uma referência cada vez mais qualificada, humanizada e tecnologicamente adequada”, destaca.

Prof. Monteiro destaca, ainda, que um dos grandes desafios de um hospital do porte do HUGV é a possibilidade de permitir a consecução de uma gestão colaborativa e compartilhada entre empregados e colaboradores. “Vamos trabalhar o planejamento estratégico, o planejamento participativo e uma gestão compartilhada! Somos todos líderes na área que

atuamos. Por isso, é preciso descobrir os brilhantes que temos e que precisam ser lapidados. Dessa forma, nosso desafio é permitir que as pessoas, de fato, brilhem no processo de gestão participativa”, explica.

O gestor ressalta também que a parceria da Ebserh com a Ufam na gestão do HUGV representa um avanço significativo na qualidade dos serviços públicos prestados pelo hospital nas diversas áreas de atuação, como ensino, pesquisa, inovação, extensão e assistência à saúde. “O HUGV é um hospital de referência na assistência à saúde da população. Essa é a responsabilidade social do HUGV, que se manifesta por seu compromisso com a saúde pública, a formação de profissionais, as atividades de ensino e de pesquisa na área da saúde, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando o bem-estar da sociedade e o pleno desenvolvimento da saúde na nossa região”, informa.

A reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, considera que a posse de um novo Gestor para o HUGV representa um novo momento para a o hospital: o HUGV é uma instituição importantíssima não só para a formação de nossos estudantes, mas principalmente para a sociedade. Durante a gestão do professor Plínio temos o compromisso de aumentar o número de leitos do hospital, o que pretendemos fazer nos próximos dois anos. Também queremos que a reitoria esteja mais próxima do HUGV”, finaliza.

Saiba mais sobre o novo superintendente

Plínio José Cavalcante Monteiro é graduado em Medicina pela Ufam (1987) e em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins (2001), tem Especialização em Homeopatia pela Universidade Federal de Uberlândia (1989), Especialização em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1994), Especialização em Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (1995), Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e Doutorado em Bioética pela Universidade de Brasília (2019). Ex-professor de Ética Médica e Bioética, de Homeopatia e de Saúde da Criança no curso de graduação em Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ex-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Ufam. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) da Faculdade de Medicina (FM) e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Getúlio Vargas (CEP/HUGV) da Ufam.

Sobre a Ebserh

O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Com informações da assessoria de comunicação da Ufam.

Gostou? Compartilhe